contato@fetalcare.com.br
Telefone (65) 4063 1010 - Whatsapp (65) 4063 1015

Por que fazer ultrassonografia do aparelho urinário?

Cálculo renal (popularmente conhecido como pedras nos rins) é o motivo mais comum que leva um paciente a procurar um médico e solicitar uma ultrassonografia do aparelho urinário (ou vias urinárias). Dores e dificuldade para urinar podem estar relacionados ao cálculo renal que consiste em uma massa sólida formada por pequenos cristais. Eles podem ser encontrados tanto nos rins como em qualquer outro órgão do sistema urinário.

Realizar esse exame com antecedência ou mesmo por requerimento em um check-up médico se torna uma prevenção importante. Evitando problemas futuros e gerando diagnósticos mais precisos e precoces.

É importante lembrar que o exame de ultrassom não possui reações, contraindicações ou cuidados específicos após a sua realização, pois é um processo indolor, não invasivo e não utiliza radiação.

O QUE A ULTRASSONOGRAFIA DO APARELHO URINÁRIO VERIFICA?

A ultrassonografia das vias urinárias tem o intuito de verificar os rins, ureter e bexiga. O exame é utilizado para avaliação, caracterização, diagnóstico e seguimento das alterações e/ou lesões que possam ocorrer nessa região, como:

– examinar alterações na parede da bexiga, no tamanho ou na estrutura renal;

– localizar cálculos, massas, cistos ou obstrução no rim;

– localizar cálculos no sistema urinário (ureter e bexiga);

– avaliar os rins antes de uma biópsia renal.

Quando esse exame é associado ao efeito Doppler, é possível avaliar a vascularização renal, além da presença e qualidade dos jatos urinários no interior da bexiga.

É NECESSÁRIO ALGUM PREPARO PARA A REALIZAÇÃO DO EXAME?

Sim. Para a realização da ultrassonografia do aparelho urinário é necessário que a bexiga do paciente esteja completamente cheia, ou seja, o paciente adulto deve ingerir a quantia de no mínimo de 4 copos de água sem gás, suco ou chá uma hora antes do exame. Crianças até 4 anos devem fazer a ingestão de um copo de água sem gás, suco ou chá uma hora antes do exame e outro copo 30 minutos antes do exame. Medicamentos usuais são permitidos de serem tomados antes do exame.

É imprescindível que a bexiga esteja cheia para que seja possível o médico ultrassonografista visualizar e analisar as estruturas da bexiga, o que não é possível com a bexiga vazia.

Após a realização do exame com a bexiga cheia, o ultrassonografista poderá solicitar que a bexiga seja esvaziada e que o exame seja feito novamente para que seja verificado se a bexiga está totalmente vazia, ou seja, se o paciente está urinando normalmente. Essa segunda parte do exame é feita de acordo com o tipo de caso e solicitação médica.

Para que os resultados sejam ainda mais conclusivos e precisos, é indicado que no dia da ultrassonografia sejam entregues ao médico ultrassonografista seus exames anteriores relacionados, caso haja algum. Desta forma, o médico terá mais informações sobre o seu histórico.

COMO É REALIZADO O ULTRASSOM DO APARELHO URINÁRIO?

O ultrassom do aparelho urinário é realizado como os demais ultrassons. O médico ultrassonografista aplica o gel sobre a região abdominal a ser examinada para facilitar a condução do aparelho e dos ecos sonoros. Assim, o transdutor é deslizado sobre a pele. Esse dispositivo transmite as imagens através das ondas de alta frequência que são enviadas em direção aos órgãos. Salientamos que a obesidade importante e a presença de gases no intestino podem dificultar a visualização dos órgãos.

QUANDO REALIZAR?

Este exame deve ser realizado em casos de suspeita de cálculos renais, alterações da bexiga e infecções urinárias, principalmente as de repetição ou em crianças.

A ultrassonografia com Doppler é ainda utilizada no rastreamento de pacientes com suspeita de hipertensão arterial de causa renal (hipertensão renovascular).

Lembre-se sempre de procurar profissionais especializados para realização de ultrassonografias. Conhecimento na área é fundamental para diagnósticos e tratamentos adequados. Consulte seu médico quanto aos exames necessários para seu bem estar. 

Visitantes Online

Temos 9 visitantes e Nenhum membro online