contato@fetalcare.com.br
Telefone (65) 4063 1010 - Whatsapp (65) 4063 1015

Quando fazer o ultrassom morfológico

É recomendado fazer o ultrassom morfológico no segundo trimestre, entre as 18 e as 24 semanas de gestação, pois é quando o bebê já se encontra suficientemente desenvolvido. Porém, esta ultrassonografia também pode ser feita no primeiro trimestre, entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, mas como o bebê ainda não está bem desenvolvido, os resultados podem dar errados.

A ultrassonografia morfológica também pode ainda ser feita no 3º trimestre, entre as 33 e as 34 semanas de gestação, mas isso geralmente só acontece quando:
- a gestante não fez o ultrassom no 1º ou 2º trimestre;
- existe suspeita de malformação no bebê;
- a grávida desenvolveu uma infecção na gravidez que possa prejudicar o desenvolvimento do bebê.

Além do ultrassom morfológico, os ultrassons 3D e 4D mostram detalhes do rosto do bebê e também identificam doenças.

Para que serve o ultrassom morfológico
O ultrassom morfológico permite identificar vários tipos de alterações no desenvolvimento do bebê e, por isso, ajuda o obstetra a:
- Confirmar a idade gestacional do bebê;
- Avaliar o tamanho do bebê, medindo a cabeça, tórax, abdômen e do fêmur;
- Avaliar o crescimento e o desenvolvimento do bebê;
- Monitorar os batimentos cardíacos do bebê;
- Localizar a placenta;
- Mostrar anormalidades no bebê e possíveis doenças ou malformações.

Além disso, quando o bebê se encontra de pernas abertas o médico também pode conseguir observar o sexo do bebê, que pode depois ser confirmado com exames de sangue, por exemplo. Confira uma lista das técnicas disponíveis para tentar identificar o sexo do bebê.

Quais as doenças que podem ser identificadas
O ultrassom morfológico feito no 2º trimestre pode ajudar a identificar vários problemas no desenvolvimento do bebê como espinha bífida, anencefalia, hidrocefalia, hérnia diafragmática, alterações nos rins, síndrome de Down ou doenças cardíacas.

Como se preparar para fazer o ultrassom
Normalmente não é necessário qualquer tipo de preparo especial para fazer o ultrassom morfológico, porém, como a bexiga cheia pode ajudar a melhorar as imagens e também a elevar o útero, o obstetra pode aconselhar beber água antes do exame, assim como evitar esvaziar completamente a bexiga, caso se tenha vontade para ir no banheiro.

Visitantes Online

Temos 6 visitantes e Nenhum membro online