contato@fetalcare.com.br
Telefone (65) 4063 1010 - Whatsapp (65) 4063 1015

Ultrassonografia com Doppler Colorido Pélvica Feminina por Via transvaginal

O QUE É?

A Ultrassonografia Pélvica por via Transvaginal é um procedimento que se beneficia da menor distância entre o transdutor e a pelve, o que facilita a perfeita visualização, identificação e caracterização das alterações e/ou lesões que possam ocorrer nessa região, auxiliando, complementando e interagindo com outras especialidades médicas.

Associados ao Doppler Colorido, os exames ultrassonográficos permitem obter informações sobre essa região e seu respectivo fluxo sanguíneo, e investigar de forma detalhada e não invasiva a hemodinâmica da área examinada, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional. Nessa cartografia dinâmica, o sentido do fluxo é codificado pelas cores azul e vermelha. Esta imagem em cores é sobreposta à imagem em escala de cinzas no plano bidimensional da ultrassonografia em tempo real, permitindo identificar o fluxo e o sentido do sangue. É um método que não utiliza nenhum tipo de radiação e não apresenta efeitos colaterais.

Em tese, o exame por via transvaginal dispensa a repleção da bexiga, mas, no geral, para que se obtenha um diagnóstico mais preciso, incluindo a pesquisa de lesões na bexiga, este procedimento é precedido de uma investigação por via abdominal (suprapúbica). Por esta razão, a repleção da bexiga é essencial, pois desloca as alças intestinais e atua como uma janela para a transmissão das ondas ultrassônicas, facilitando a visualização e avaliação dos órgãos e estruturas da região pélvica. Tão logo essa investigação tenha sido concluída, a bexiga é esvaziada para que se proceda ao exame por via transvaginal.

PREPARO E ORIENTAÇÕES

Este exame necessita de preparo prévio.

• Para a realização deste exame será necessário jejum, conforme as seguintes orientações:

- até dois anos de idade: jejum de 3 horas;

- de dois a cinco anos de idade: jejum de 4 horas

- de cinco a 12 anos de idade: jejum de 6 horas;

- acima de 12 anos: jejum de 8 horas.

• Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água. Mesmo que você já tenha feito cirurgia da vesícula o jejum continua sendo obrigatório.

• Procure usar roupas confortáveis, preferencialmente de duas peças.

• Caso tenha exames anteriores relacionados com a região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.

• Em caso de dúvidas, sinta-se à vontade para falar com um dos médicos da equipe. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento.

• Seu exame será entregue no local de sua escolha, em até três dias úteis, salvo quando houver necessidade de uma avaliação mais ampla, que dependa de um conjunto de profissionais. As imagens de seu exame e o respectivo laudo estarão disponíveis em nosso site no mesmo prazo. Para acessá-los serão fornecidos número de usuário e senha pessoal no dia da realização dos mesmos.

• Os resultados dos seus exames, disponibilizados na web, permitem que o seu médico tenha acesso às imagens e à análise diagnóstica a qualquer momento, auxiliando-o na condução de seu caso.

OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.

Visitantes Online

Temos 2 visitantes e Nenhum membro online