contato@fetalcare.com.br
Telefone (65) 4063 1010 - Whatsapp (65) 4063 1015

Os tratamentos para a Endometriose nos dias atuais

Ela tem sido associada a sintomas, como: dor pélvica, dismenorreia, dispareunia e infertilidade ou pode ser assintomática e descoberta durante a cirurgia. Atualmente, procedimentos cirúrgicos são considerados padrão-ouro para se diagnosticar a endometriose. Esta é comumente encontrada em fundos de saco anterior e posterior, ligamentos uterossacrais, parede da bexiga e intestino e principalmente no cólon retossigmoide.

O diagnóstico cirúrgico pode sub ou superestimar a extensão da endometriose, visto que a lesão varia em cor, tamanho, profundidade e localização. Lesões profundas podem ser difíceis de serem avaliadas à laparoscopia, tais como as vistas em fundo de saco obliterado, pois podem não ser reconhecidas. Assim, o diagnóstico pode variar conforme a habilidade e experiência do cirurgião. Implantes endometrióticos que penetram o retroperitônio 5 mm ou mais são definidos como endometriose profunda. Eles estão fortemente associados à dor pélvica intensa e crônica, dispareunia e dismenorreia.

A endometriose no retossigmoide é considerada forma grave. Ela contribui com 70% dos casos de endometriose profunda e pode produzir sintomas como diarreia, sangramento retal e dor em cólica abdominal. A cirurgia para endometriose pode ser extremamente desafiadora e frequentemente requer cirurgião ginecológico que se especialize em técnicas minimamente invasivas, bem como cirurgião colorretal para ressecções intestinais.

A endometriose intestinal é tratada pela ressecção da lesão cuja extensão depende da profundidade e tamanho da sua infiltração. Em uma revisão sistemática de tratamento cirúrgico para endometriose profunda colorretal incluiu 49 estudos com 3894 mulheres. A maioria das pacientes foram submetidas à ressecção intestinal segmentar e anastomose (71%), seguido por procedimentos superficiais (17%) e completa excisão dos nódulos (10%). Uma avaliação pré-operatória é essencial para selecionar a opção de tratamento apropriado e referir ao cirurgião e equipe cirúrgica apropriados.

ANSELMO VERLANGIERI CARMO

Diagnóstico por Imagem

CRM/MT 2398 | RQE 1556 | CUIABÁ

Fetal Care Medicina Fetal E Ultrassonografia

RUA OURO FINO, 324 - CUIABÁ/ MT

(65) 3644-5948 - (65) 99969-4924

Deixe um comentário

voltar ao topo